Projeto Reescrevendo
O Príncipe Escamado
Capítulo III: O Convite
Narizinho fica preocupada e sai à procura de Rabicó. Procura em tudo e não o acha. Ela se desespera e chora. Escamado chora por ela estar chorando. Tia Nastácia se sente culpada, e Narizinho não quer mais falar com ela. Benta tenta consolar a neta, mostrando a ela que quase todos os porcos vão ser comidos um dia. Mas Narizinho está inconsolável. Emília é a única que não demonstra sentimentos.
Mais tarde, Narizinho decidiu tomar ar puro para refrescar as ideias. Ela vai até a varanda e, de repente, quem ela vê? Rabicó, mais gordo e nutrido que nunca. A menina, ao invés de ficar feliz como esperado, fica danada com o porquinho por ele ter causado tanto estardalhaço.
Narizinho faz as pazes com Tia Nastácia. A neta de D. Benta come o leitão assado, e ajuda a negra à lavar a louça e as roupas. Depois, as duas fazem uns bolinhos juntas e o jantar. E juntas fazem todas as tarefas domésticas.
Dona Benta lê uma história. Todos gostam e pedem mais. A boa velha nega, pois já passaram das dez horas da noite. Todos estão com sono, e concordam. Todos dormem.
Amanhece, e Tia Nastácia serve o café. Escamado desta vez come na mesa com os outros. Todos tomam o café. Narizinho lava a louça junto com Nastácia. Após terminar, ela, Emília e o Príncipe vão até o Ribeirão. O hóspede está se saindo bem.
Barnabé vai até a casa, porque Benta e Nastácia o chamaram. As duas mulheres pedem ao amigo para concertar o encanamento. O preto velho pega suas ferramentas e concerta. Nastácia e Benta agradecem. A patroa comenta com a empregada que Barnabé, mesmo velho, continua firme e forte. A velha preta concorda com a amiga.
Rabicó se embrenha pelas matas do Taquaruçu para comer suas abóboras sossegado, já que no sítio todos estão danados com ele. O leitão está sendo vigiado sem que saiba. De repente, a onça que o vigiava aparece, arreganhando os dentes. Ela dá um pulo para cima dele, mas o porquinho sai correndo e cai no Ribeirão. Ele se agarra em Escamado, que quase se afoga.
Narizinho tira Rabicó do pescoço do Príncipe, e dá uma dura no porquinho de estimação. Rabicó tenta explicar que estava fugindo de uma onça, mas Narizinho não o deixou explicar. A menina manda-o embora dali.
Tia Nastácia chama para o almoço. A neta de D. Benta e o hóspede se enxugam e vão comer. Narizinho avisa à todos que Escamado já está nadando muito direitinho e já poderá retornar para o mar na manhã seguinte.
O Príncipe bate com o talher em um copo e diz que tem um convite à fazer para todos. D. Benta pergunta o que é. O Príncipe responde: ele quer que eles visitem seu Reino, o Reino das Águas Claras.
Comunicado: À partir da próxima segunda-feira, os capítulos terão um novo formato: com diálogos e descrições mais detalhadas. Neste final de semana não haverá posts.
Nenhum comentário:
Postar um comentário