segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Projeto Reescrevendo - O Príncipe Escamado - Capítulo II: Rabicó

Segundo Capítulo de presente no mesmo dia!











1ª Temporada


O Príncipe Escamado


Capítulo II: Rabicó


Escamado, como o peixinho pediu para ser chamado, passou o resto da noite conversando com Benta e seu pessoal. Narizinho pergunta como pode ele ter quase se afogado. O Príncipe disse que tinha passado alguns dias fora d'água e desaprendeu a nadar, o que surpreende Dona Benta: afinal, um peixe não pode ficar fora d'água por tanto tempo assim e nem desaprender a nadar. Em certo ponto da noite, a boa velha diz estar na hora de todos irem para a cama, afinal, o hóspede precisava de repouso. Todos concordam e vão dormir. Barnabé vai para a sua casinha.

Na manhã seguinte, Nastácia serve o café na cama para Escamado, e o peixinho conversa com a cozinheira e as meninas. Ele diz que depois do café quer ir até o Ribeirão, para ver se conseguia nadar. Narizinho e a boneca vão acompanhá-lo.

No pomar, Barnabé conta o caso do peixinho para a Vaca Mocha e ao Rabicó, um leitãozinho glutão e falante; e com muita prática para fugir da panela de Tia Nastácia, diga-se de passagem. Por falar em Nastácia, ela aparece ao longe com uma espiga de milho na mão. Rabicó rapidamente foge e se esconde.

A velha negra pergunta à Barnabé se viu o leitão. O preto velho, rindo, diz que assim que a viu o danado fugiu correndo. Nastácia para o amigo que quer assar Rabicó ainda hoje e sai para procurá-lo. Ela deixa o velho Barnabé rindo e fumando seu pito. Rabicó desce da árvore onde estava estava escondido. O empregado do sítio deixa o pito cair da boca, afinal não tinha visto o porco subir naquela árvore. Rabicó diz que tem lá seus truques e segredinhos.

Escamado, Narizinho e Emília vão o Ribeirão. O peixe tenta nadar mas não consegue. A menina, que entrou na água com ele para garantir que não se afogasse, começa a dar aulas de natação. O peixinho vai entendendo os movimentos a sua maneira de peixe, e começa a nadar um pouquinho.

Tia Nastácia não encontra Rabicó. A cozinheira pensa em um plano para pegar o porquinho enquanto mata um frango para o almoço. De repente, a velha tem uma ideia: aproveita a abóbora que sobrou para atrair Rabicó. Ela joga as cascas de abóbora pela janela, e grita bem alto que deixou "umas saborosas cascas de abóbora por ali".

Mas Rabicó, que não é bobo, trata de encontrar logo sua salvação: com saborosas minhocas no bolso, uma abóbora, algumas espigas de milho, e uma lata d'água, decide "acampar fora" por uns dias. No caminho, encontra um colega suíno, muito parecido com ele.

Rabicó conta sobre a abóbora que ele deixou no terreiro do Sítio. O "sócia" do Rabicó lambeu os beiços e disparou para o terreiro do Sítio. O espertalhão ri consigo mesmo, pensando que não vai precisar ficar muito tempo longe. "Depois do almoço, eu volto!".

Escamado já está nadando bem. Narizinho diz que em dentro de mais uns dois dias ele já vai poder nadar. Nastácia os chama para almoçar. Eles se enxugam e entram para comer. Tia Nastácia entra na sala de jantar com uma travessa com tampa, sorrindo. Todos ficam curiosos para saber o que tem na travessa. A negra abre a travessa: dentro dela, está um leitão assado.

Continua...

Nenhum comentário: