domingo, 29 de janeiro de 2012

O Bolo de Tia Nastácia- Resumo


Quarto episódio – O bolo de Tia Nastácia


                                                   Emília e o Bolo de Tia Nastácia

No Sítio do Picapau Amarelo, Dona Benta e Tia Nastácia servem café da manhã para Pedrinho, Narizinho e Emília. Quando Dona Benta pergunta às crianças (incluindo Emília) qual o doce favorito de cada um, a resposta de Pedrinho e Narizinho é uma só: o bolo da Tia Nastácia. Emília não responde, por algum motivo. Mas as pessoas de carne e osso não percebem: comentam as qualidades da receita especial de bolo da melhor quituteira do mundo.

Narizinho adora o recheio de creme; Pedrinho gostaria de mergulhar na calda de frutas. Os primos ficam com água na boca, e pedem à Tia Nastácia para fazer o bolo. À inicio a cozinheira nega, mas os "sobrinhos" insistem tanto que ela aceita fazer a receita com uma condição: eles serem seus ajudantes na cozinha. Os dois aceitam a ideia com entusiasmo. Emília é a única que fica triste.

No terreiro, ela está sozinha, suspirando. Rabicó, ao vê-la, pergunta por que ela está triste. Emília desabafa: por ser boneca, não tem paladar. O leitão faz um dramalhão ao descobrir que ela não sente gosto. Mas ao contar sobre o bolo que a Tia Nastácia ia fazer, ele sai correndo e a deixa sozinha. O guloso foi garantir pelo menos uma migalha do bolo. Ele tenta espiar pela janela da cozinha, mas Tia Nastácia o bota para correr com um "Sai daqui, Rabicó!".

No pomar, Narizinho e Pedrinho colhem frutinhas para fazer a calda do bolo, quando Emília aparece e os convida para brincar. Mas os primos recusam: querem muito mesmo o doce, e vão fazer de tudo para tê-lo. Além disso, estão adorando Tia Nastácia à fazer o bolo!

                               Pedrinho e Narizinho ajudam Tia Nastácia à fazer a massa

Mais tarde, os primos ajudam Tia Nastácia à fazer a massa e mexer. Emília aparece, querendo brincar. Mas os primos não querem. A bonequinha de pano fica com raiva: ela não vê nada de mais no mais delicioso bolo de creme com cobertura de frutas do mundo! 

"É só farinha de trigo com um monte de fruta em cima!" pensa ela.

                                                        O bolo fica pronto!

 Tia Nastácia e seus ajudantes vão espiar o forno e... o bolo está pronto! Narizinho e Pedrinho ficam com água na boca, e a Quituteira Nastácia tira o quitute do forno. Emília então os convida novamente para brincar antes que escureça. Mas os primos negam mais uma vez: vão tomar banho, para jantar e depois comer o bolo de sobremesa.

A boneca planeja uma vingança: quando a tia cozinheira e seus sobrinhos ajudantes saem da cozinha, a bonequinha começa à provar o bolo. Prova tudo: a calda, o recheio... até a fruta que fica em cima do bolo! 

Ela continua não vendo nada de mais no bolo, e põe a verdadeira vingança em ação: come o bolo inteirinho de uma vez só! "Se eu não sinto o gosto desse bolo, eles também não vão sentir!" pensa com raiva a bonequinha.

Quando de noite, depois do jantar, todos vão comer o bolo, cadê ele? Todos se perguntam quem foi que comeu o bolo. Tia Nastácia foi logo botando a culpa no Rabicó, e todos concordam. O leitão vai entrando na cozinha cantarolando, pronto para comer o bolo. Pedrinho trata logo de dar uma bronca no glutão, mas este faz um escândalo ao saber do sumiço da gostosura: chora, se joga no chão e tudo à que um leitão guloso tem direito num caso desses.

Pedrinho e todos os outros percebem que não foi ele, e Narizinho chora por não ter comido nem uma migalha do bolo que fez com tanto carinho e empenho. Dona Benta e Tia Nastácia concordam que roubar um bolo assim é uma coisa muito feia, e Pedrinho, ao ver a prima chorar, promete descobrir o culpado e se vingar: além disso, ele também fez o bolo, e com muito amor!

Emília, se sentido culpada, e sai de fininho. A boneca tem alucinações, se sentindo culpada e promete a si mesma concertar o que fez!

De madrugada, enquanto todos dormem, ela pega o livro de receitas da Tia Nastácia e começa à fazer outro bolo daqueles. Ela se depara com alguns problemas com o passar da noite; como, por exemplo, quando não sabia qual era o sal e era o açúcar! Os recipientes eram idênticos! Mas ela dá um jeito para tudo: nesse caso do sal e açúcar, descobriu qual era qual observando as formigas que iam em direção ao açúcar.

 Quase de manhã, Emília está bem cansada, mas o bolo está pronto. Ela o acha até mais gostoso e mais bonito que  o da Tia Nastácia. Morrendo de sono, a boneca deita no sofá para dormir.

De manhã, Narizinho e Pedrinho acordam, e Emília também. Os primos vêem o bolo e ficam felizes. Mas Dona Benta diz que aquele bolo em cima da mesa não se parece em nada com o bolo da Tia Nastácia. Os meninos provam e veem que a avó tem razão. Todos se perguntam quem foi que fez aquele bolo.

Nisso, Tia Nastácia aparece com um pedaço de tecido da Emília que ela encontrou na cozinha. Ela interroga a bonequinha, que tenta sair de fininho. Mas as pessoas de carne e osso a impedem. Pedrinho pergunta por que ela fez outro bolo, e a boneca conta a verdade de uma vez por todas. Ela diz que fica muito triste por não ter gosto, porque do jeito que eles falam parece ser a melhor coisa do mundo. 

Todos explicam à ela que tem certas coisas que uma boneca de pano pode fazer como uma pessoa e outras não, e vice-versa. Emília então pergunta se eles ainda gostam dela. E a resposta? "Claro que sim!".

Emília finalmente vai brincar com Pedrinho e Narizinho, e ela exibe os seus dons de boneca de pano aos meninos. A criançada ri. Todos estão felizes mais uma vez no Sítio do Picapau Amarelo.

                                                     FIM.