sábado, 7 de janeiro de 2012

Sítio do Picapau Amarelo em Desenho Animado - 1ª Temporada - Ep. 01: "Um Lugar Diferente"



Da Obra de Monteiro Lobato:

Sítio do Picapau Amarelo (em desenho animado)

Exibido pela Rede Globo

 1ª Temporada: 

Episódio de Hoje: 1 "Um Lugar Diferente"


Resumo do Episódio:

Um vendedor de livros avista Dona Benta tricotando em sua cadeira de balanço sozinha na varanda. O vendedor pensa que ali é um lugar monótono, e, portanto, um bom lugar para uma venda.

D. Benta vê o homem na porteira, e entra na casa chamando pelos netos e Emília. A proprietária do sítio manda Emília ir para sua sua caixinha, o Visconde para o lugar dele atrás da estante, e Rabicó (que ia entrando na sala naquele momento) para o chiqueirinho.

Emília não quer obedecer, mas a boa senhora argumenta que todos iam querer ver um sabugo de milho que leu todos os livros da estante e virou um sábio, um porquinho que fica emburrado quando não o alimentam direito (Rabicó entra emburrado na sala de garfo e faca na mão, querendo almoçar, mas Tia Nastácia aparece e o expulsa), e uma boneca de pano tagarela. Emília ainda tenta ficar, fazendo carinha fofa para D. Benta, mas no fim ela é arrastada pela mão por Tia Nastácia para fora da sala.

O vendedor vai entrando na casa de Dona Benta, e anuncia ter livros cheios de emoção, sonhos e fantasia. Pedrinho e Narizinho assistem escondidos, e comentam para si mesmos que o vendedor é que não sabe das aventuras que viveram e dos lugares que visitaram. Emília acrescenta que ele também não sabe das coisas que eles já viram. Narizinho ralha com Emília por ter desobedecido a vovó, mas a bonequinha de pano promete se comportar.

O vendedor de livros lê trechos de livros para uma Dona Benta entediada. A paciente senhora está louca para se livrar do vendedor. É então que ela vê Emília atrás da cadeira do vendedor. A boa avó tenta comprar o livro para se livrar do homem, mas ele insiste que ela compre mais de um, para dar um ar de vida naquele lugar sem graça.

Emília fica irritada com a ousadia do homem de chamar a vida no sítio de sem graça, e a diabinha começa à aprontar com o vendedor, que começa à desconfiar de que o sítio não é tão monótono assim.

D. Benta manda o pilantra embora, mas ele fica na porta escutando tudo. Ele descobre sobre Emília, e acha ser uma alucinação. O Visconde de Sabugosa sai de trás da estante, para dar a verdadeira definição de alucinação. Para piorar a situação, Rabicó entra na sala, perguntando impaciente pelo almoço.

O ambicioso homem pensa em ficar rico exibindo o sítio, e rapta Emília para provar às pessoas, e foge à cavalo. Todos ficam desesperados, mas o inteligente Visconde tem um plano: ele entorta os óculos de D. Benta até formar uma lupa com eles, assim eles conseguirão enxergar as pegadas do cavalo.

Tia Nastácia fica admirada com a esperteza do sabugo, e ele começa à seguir as pistas deixadas pelo bandido e seu cavalo de fuga. Atrás dele vão Narizinho, Pedrinho, Benta e Nastácia. As pistas levam até um barzinho chamado Rancho da Pamonha. O inteligente sabugo de milho fica apavorado, e esconde a cabeça e os membros dentro da espiga de milho debulhada. Pedrinho o leva dentro do bolso do macacão, e todos entram no estabelecimento.

Dentro, o vendedor anuncia que vai pagar almoço para todos, certo de que vai enriquecer por ter descoberto a verdade sobre o Sítio do Picapau Amarelo. Ele tira Emília da maleta, anunciando ser uma boneca que fala, mas Emília finge ser uma boneca comum. Narizinho entra chorando no estabelecimento, e Dona Benta informa para os fregueses do bar que estão procurando pela boneca de sua neta, que foi roubada.

Os homens logo concluem que a tal boneca é a que o vendedor mostrou. O malvado ainda tenta mostrar a verdade, mas Nastácia afirma que Emília é comum, feita dum paninho ordinário e muito mal feita. Emília fica com raiva, e quase se revela, mas felizmente ela fica calma.

A turma toda se abraça e saem do Rancho da Pamonha. O vendedor espicha a cabeça para fora, e Emília bota a língua. O pilantrão jura vingança, e os homens lhe dão uma lição.

O Visconde devolve os óculos de Dona Benta para a dona e a turma se dirige para o sítio, onde Rabicó os aguarda  ansiosamente de garfo e faca na mão para almoçar.

E assim, a paz e felicidade voltaram à reinar mais uma vez no Sítio do Picapau Amarelo.

Nenhum comentário: