quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Quadro Memórias da Emília - Relembrando o episódio... A Raiz Milagrosa (Parte 1)

Quadro Memórias da Emília


Relembrando o episódio... A Raiz Milagrosa


Temporada de 1978


Adaptação de Maria Clara Machado


Roteiro de Benedito Rui Barbosa


Caríssimos leitores,

Hoje, na estréia do meu quadro aqui no blog, vamos relembrar o episódio "A Raiz Milagrosa". Este episódio foi o segundo da temporada exibida em 1978, e teve adaptação de Maria Clara Machado e roteiro de Benedito Rui Barbosa. O episódio é todinho baseado no livro "A Reforma da Natureza". Mas chega de papo furado e vamos à essa reinação emiliana:

Dona Benta recebe a notícia de que o Professor Fritz, um cientista da Áustria, vai fazer uns estudos pela região e quer se hospedar no sítio da famosíssima Dona Benta Encerrabodes de Oliveira. Vovó, hospitaleira como só ela, aceita a missão de hospedar o "maluco", que ela considera uma honra.

Enquanto isso, eu decido finalmente realizar meu desejo de longo tempo: reformar a natureza! Já perceberam como tá tudo errado nela? Uma abóbora grandona se arrasta no chão enquanto uma jabuticabinha fica pendurada em galhos de árvore! Um absurdo! Devia ser o contrário!

Mas reformar as jabuticabas e as abóboras não é o meu único projeto, não! Eu tenho um plano secreto secretíssimo, e pra realizar essa reforma preciso da ajuda do Senhor Visconde de Sabugosa!

Eu dou um jeito do Visconde jurar sobre a bíblia (um dicionário, na verdade) que ia me ajudar no meu projeto, e não contar à ninguém sobre ele. Visconde aceita ser meu escravo durante o projeto, mas só porque estava com um ciúme danado do professorzinho maluquete que Dona Benta ia hospedar no sítio, e queria é claro se mostrar melhor que ele.

Enquanto isso, o Prof. Fritz desembarca no aeroporto e é vigiado por dois tipos muito estranhos. Esses dois sujeitos seguem o velho até a estação de trem, mas quando chegam lá, o professor já tinha se enfiado num trem para Tucanos!

Por falar no professor, ele é meio maluquete mesmo. Ele perguntava na estação qual era o trem para "a Sítia da Picapá Amarrela". O louquete acabou dormindo num banco, e o Seu Guarda teve que ir acordar ele. Aí, como vocês já sabem, os sujeitos chegaram e descobriram que o Professor já tinha embarcado. Os dois ficaram esperando o próximo trem então.

O Professor Fritz chega em Tucanos, e vai até ao armazém do Turco. O Elias diz que vai arranjar uma charrete pra ele, enquanto o velho toma uma cervejinha. Bem, o doido varrido chega de charrete no sítio, para alegria de Dona Benta, e lá ele vai aprontar mil e umas...

Mas isso já é no próximo post da série. Não perca, na semana que vem!









Nenhum comentário: